Saúde

Atendimento a 40 gestantes

por Materna
inscrita em 2021-03-11 | Brasil (São Paulo-SP)
$105 levantados* da meta** de $40.000 0.26%
  • 1 Doações
  • 87 dias restantes
A Associação Materna foi criada em outubro de 2019; ela é o resultado de 20 anos de atuação no cuidado da gestante & bebê. O trabalho se iniciou de maneira assistencialista dentro do ambiente de igrejas, com a promoção de chás de fraldas para mulheres carentes. Evoluindo posteriormente para um projeto social desenvolvido junto a gestantes em situação de vulnerabilidade social. O objetivo atual, formalizado como ONG, contextualiza-se às necessidades urbanas de mulheres grávidas na grande metrópole que é São Paulo, sendo totalmente alinhado aos objetivos 3, 4, 5 e 8, da Agenda da ONU dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.(de “redução da mortalidade infantil”, “melhoramento da saúde das gestantes” , “empoderar todas as mulheres e meninas” e “promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação”
O nosso trabalho tem como foco a prevenção do abandono e orfandade infantil ainda no ventre materno. Onde o maior beneficiado é o bebê, pois com a assistência às futuras mamães, promovendo uma gestação saudável e responsável, os bebês tendem a ser mais amados, aceitos e bem cuidados.
São atendidas, em média, 100 (cem) gestantes por ano. Estas chegam até nós vindas de todos os extremos da cidade, atraídas mais que tudo pela propaganda boca a boca.
O programa da Associação Materna é composto por quatorze encontros semestrais, realizados às terças-feiras, onde diferentes temas pertinentes à gestação e maternidade são abordados e discutidos com as participantes. Oferecemos orientação multidisciplinar sobre saúde, condições da gravidez, relação mãe / bebê, planejamento familiar, etc... Às mães é fornecido o vale-transporte, lanche e jantar para, assim, garantir o comparecimento aos encontros.
Visando a inserção / reintegração destas mulheres no mercado de trabalho são realizadas oficinas de capacitação profissional e geração de renda. Isso tanto permite um auxílio no sustento da família, quanto atende à preocupação de manter estas mães o máximo de tempo possível em casa com seus filhos.
A valorização e resgate da autoestima (como mulher, mãe, esposa) também é uma das nossas finalidades, então, são despertadas e desenvolvidas outras atividades para este fim:

Grupo terapia
Sob a ótica de um atendimento integral (holístico) oferecemos também sessões de terapia de grupo. Trata-se de um trabalho colaborativo, de escuta ativa por parte dos terapeutas que estão dispostos a aliviar as angústias e medos presentes neste momento de vida da gestante.

Bazar Social Materna
Esta é mais uma proposta que foca na autoestima das participantes e na sua liberdade de escolha. Semanalmente elas recebem um valor de 50 “Mater card” (nossa moeda social que corresponde a R$ 50,00), a serem gastos na loja montada especialmente para elas, com departamento infantil, feminino, masculino, cama / mesa / banho, calçados, bijuterias...
Temos a nosso favor o acolhimento da comunidade, que nos proporciona, sem custo, um local para realização de nossas ações. Contamos com uma equipe ativa e comprometida, de 52 voluntários, e até o momento a autossutentabilidade do projeto. Visto que dependemos de doações, na maioria, de pessoas físicas e renda provinda da realização de bazares.

Dia da Beleza
De forma muito especial, esta ocasião resgata a autoestima e expõe a beleza das gestantes. Neste dia elas recebem os serviços dos profissionais da beleza do Projeto Tesourinha, nosso parceiro.
É realizada uma ampla produção de moda e beleza para que, fotógrafos profissionais e voluntários, realizem um Ensaio Fotográfico. As mamães recebem o link das centenas de fotos e uma, em especial, é impressa e serve como uma recordação deste dia.

Formatura
No encontro de encerramento/formatura é realizado um chá de bebê, onde as mães recebem um enxoval inteiramente novo para seus bebês, um kit de higiene pessoal para levarem à maternidade e um Certificado de Conclusão do Curso para Gestantes e todos os convidados participam de inúmeros sorteios de brindes. As atividades são encerradas através de uma experiência de troca com outras mães (as participantes do semestre anterior). Para o recebimento do enxoval, é necessário que a gestante tenha, no mínimo, 75% de presença no curso (3 faltas justificadas).

A Casa de Parto é o nosso próximo desafio a ser alcançado. Hoje em dia, em São Paulo, existem apenas duas opções públicas que atuam com a proposta do parto humanizado. Lutamos para concretizarmos este objetivo.

* Doações informadas no site Hialinas.
** Valor em reais, para atender 40 gestantes em um semestre.
Meio para as doações
- depósito bancário: NU PAGAMENTOS (código 0260), ag. 0001, conta 48705106-5, Wanda Izabel Grecco Giacomin (Presidente da Associação), CPF 905.236.608-04;
- PIX: 11971004976.
  • Anônimo(a)
    Anônimo(a) doou $ 105

    Código : eej4893

  • Demonstração de contas da hialina Atendimento a 40 gestantes - de 2021-04-01 a 2021-04-09

    Hash do arquivo registrado: site da parceira Lunes em reformulação

    Arquivo armanezado em nuvem: clique aqui

    Conclusão do(a) ajudante conferente eccedel: sem imprecisões constatadas

  • Demonstração de contas da hialina Atendimento a 40 gestantes - de 2021-03-01 a 2021-03-31

    Hash do arquivo registrado: site da parceira Lunes em reformulação

    Arquivo armanezado em nuvem: clique aqui

    Conclusão do(a) ajudante conferente Raynara578: sem imprecisões constatadas