contas em blockchain

Hialinas

Para melhor tratar da regra utilizada no site quanto ao registro de demonstrações de contas, é necessário antes uma abordagem a respeito da blockchain.

Conforme explicado pela grande parceira Lunes, em página de seu produto Truth:

"Blockchain, em definição literal, significa “corrente de blocos”. Cada um dos blocos é capaz de registrar informações, seguindo um padrão determinado, quer sejam essas informações de origem financeira – como nas transações de criptomoedas por exemplo, ou registros de assinatura, no caso do Truth. Esses blocos de informações estão interligados entre si, por meio de uma “impressão digital, chamada de Hash.

Cada bloco, confere a impressão digital do bloco anterior, de modo a autenticar a integridade do mesmo, de que seus dados não foram alterados. Como se trata de um sistema descentralizado, não há uma “autoridade” que controle a blockchain. Os registros de dados e\ou transações ficam disponíveis a todos, publicamente, tornando a rede transparente. Foi o conceito da blockchain que permitiu o Bitcoin nascer, bem como todo o ecossistema de criptomoedas. Em virtude do seu amplo conceito e aplicabilidade, seu uso vai além das transações de financeiras e permite o uso em cadeias de suprimentos e em plataformas como o Truth."

Em outras palavras, de forma mais resumida pelo mesmo parceiro, em subitens de seus Termos e Condições de Uso:

"2.9. Blockchain é uma estrutura descentralizada de dados que representa o registro de históricos de transações imutáveis. Cada transação ou registro efetuado é digitalmente assinada e criptografada garantindo a autenticidade, integridade e segurança dos dados.

2.10. Blockchain Lunes é uma estrutura própria e independente descentralizada (o que significa dizer, que assim como a Internet, não há um “dono” dessa estrutura), escrita e elaborada na linguagem de programação Scala que tem como método de consenso o Proof-of-Stake."

Ou seja, blockchain consiste em algo muito moderno e seguro.

A proposta diferenciadora do site Hialinas é que as causas e entidades sem fins lucrativos inscritas elaborem frequentes demonstrações de receitas e despesas, individualizadamente, para registro em blockchain, junto com documentos probatórios, de modo a garantir uma transparência que não é encontrada em outros lugares.

Ao mesmo tempo que se objetiva uma demonstração detalhada, com um quadro completo, há a preocupação de que seja de fácil elaboração e de compreensão por todos. Assim, não se exige o cumprimento de todas as regras das ciências contábeis.

Como apoio a essa tarefa rotineira adicional, o site disponibiliza sistema e roteiros de demonstração de contas e de seu registro na Blockchain Lunes, acrescentando que, para aquelas que precisarem de uma ajuda maior, são buscados voluntários específicos, chamados de ajudantes lançadores.